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Porque Não Deves Comprar Seguidores no Instagram

O dinheiro pode comprar quase tudo, mas não é (de todo) a melhor solução.


Caso queiras ser um influencer ou dar mais impacto à tua marca nas redes sociais, a compra de seguidores pode ter o efeito contrário na tua credibilidade e notoriedade.


Posso mesmo comprar seguidores no Instagram?

Sim, é possível comprares seguidores no Instagram por preços como 10€ por 1000 seguidores. Parece tentador, mas a verdade é que a maioria destes seguidores vão ser bots ou contas inativas que nunca vão interagir contigo. A tua taxa de engagement vai baixar drasticamente.


Seguidores Falsos

Quando pagas um serviço destes é certo que vais adquirir alguns seguidores reais. Mas vão ser muito poucos comparados com as contas falsas que nada irão fazer pelas métricas da tua conta. Estás apenas a pagar pelo número na tua bio.


Não conseguimos determinar a quantidade de bots que existem no Instagram, mas os valores rondam os milhões. A maioria tomam a forma de uma pessoa real, roubando-lhes a imagem e nalguns casos, a identidade. Dependendo da sua programação, algumas destas contas até têm a capacidade de criar e publicar conteúdo. Mas... Continuam a não ser reais.


Nenhuma destas contas fictícias vai atribuir um valor real ao teu conteúdo dentro e fora das redes sociais. Idealmente, estás à procura de atingir pessoas que interajam contigo e que falem de ti a amigos e familiares. O Instragram foi feito para experiências reais.


Contas Inativas

Nem todas as contas dadas por este tipo de serviços são bots. Algumas têm seguidores reais.


Contudo (há sempre um contudo quando algo nos parece bom demais), algumas destas contas são administradas por usuários que também só estão à procura de seguidores para as suas próprias contas e não te vão dar nenhum propósito ou engagement.


Não vale a pena teres muitos seguidores se depois não consegues manter um valor orgânico que só pessoas existentes podem dar-te.


O Impacto Que Isto Causa No Teu Instagram

Uma conta com muitos seguidores vai causar um impacto positivo à primeira vista. Mas vendo que esses seguidores não se traduzem em gostos ou comentários pode danificar a credibilidade, confiança e estatuto da tua conta.


Mesmo quando quiseres analisar as métricas para saber que medidas é que deves tomar ou deixar de tomar, vai ser impossível chegar a uma conclusão porque vais estar a trabalhar com dados pouco fidedignos. Se não souberes quem são as pessoas reais que estás a atingir e o que elas querem, vais ter sempre uma muralha a impedir-te de crescer nas redes sociais.


Para além disso, o Instagram pune as contas que detetam estar a utilizar este tipo de bots, contas inativas e outro tipo de estratagemas pouco fiáveis a longo prazo. Corres o risco de ficar com a tua conta bloqueada durante uns meses ou até mesmo que esta seja suprimida.


Então... O Que Posso Fazer?

O mais recente algoritmo do Instagram dá mais importância ao engagement do que propriamente ao número dos seguidores. Por isso, para seres recompensado e alcançar cada vez mais pessoas deves focar-te em criar laços e interações com as contas que te seguem.


Torna a Tua Conta Pública

É ótimo que todos os usuários possam ver o teu conteúdo porque assim mostras às pessoas o porquê de te seguirem. Assim, é também mais fácil para que eles entrem em contacto contigo sem terem de ir para a caixa de entrada que requer aprovação.


Conteúdo, Conteúdo, Conteúdo...

Se te tiveres de focar numa só coisa, escolhe o conteúdo. GIFs, Reels, vídeos, Boomerangs, questionários nos stories e muito mais. Cria confiança e uma razão para os teus seguidores visitarem o teu feed. A qualidade das imagens aqui tem um peso importante.


Reels São a Nova Tendência

As reels são ótimas para atrair novos seguidores e aumentar a tua lista. É uma forma excelente do teu conteúdo aparecer na secção "Explorar" dos usuários que se interessam pela tua área ou niche.


Usa Hashtags Relevantes

Os hashtags podem ser considerados uma das melhores ferramentas para alcançar novas audiências. Com uma pesquisa e utilizando algumas plataformas, é possível descobrires quais os melhores hashtags a usar em determinada área e em determinado momento. A tendência aqui també tem um certo peso.


Podes usar até 30 hashtags por post, o que pode parecer muito mas com uma estratégia definida já não vão parecer assim tantos.


Interage com Outras Contas

Comenta, partilha, envia mensagens a outras contas e faz tudo o que te possas lembrar para criares laços reais com os teus seguidores ou potenciais. Lembra-te, o algoritmo recompensa o engagement.


Faz Stories Diáriamente

Ao criares conteúdos para as tuas histórias no Instagram, não só estás a mostrar a tua vida, experiências e os teus gostos. Estás a criar uma oportunidade para que interajam contigo.


Estuda o Que os Outros Estão a Fazer

Encontra contas semelhantes à tua e tenta perceber o que eles estão a fazer que tu fazes, que tu não fazes e que tu podias fazer. Não estou a dizer que deves copiar tudo aquilo que vês, mas para acompanhares as modas e tendências deves focar-te em criar conteúdo que sabes que pode ter um impacto positivo na tua audiência.


E Se Não Conseguir Fazer Isto?

Muito fácil, eu posso ajudar :)


Desde a fase desenvolvimento de uma estratégia, passando pela produção de conteúdo específico para o Instagram, até à publicação dos posts, eu e a minha equipa somos indicados para fazer os teus projetos chegar ainda mais longe.


Vamos começar?

 
 
 

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