Como Criar Uma Estratégia Para as Redes Sociais
- Guilherme Santa Rita
- 4 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2021
Ter uma estratégia digital é algo muito importante para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Um dos primeiros passos a dar é nas redes sociais, visto que hoje em dia são a melhor plataforma de comunicação com os vossos clientes.
Aqui ficam alguns conselhos para uma pequena, média ou grande empresa poder conceber uma estratégia para as suas redes sociais e amplificar a sua presença digital:
Define Os Teus Objetivos
Esta é, sem dúvida alguma, a primeira coisa em que tens de pensar. O que é que a tua empresa mais precisa neste momento? Deves considerar objetivos realistas e específicos como, por exemplo:
Aumentar o tráfego no teu website;
Gerar mais leads;
Expandir a tua audiência;
Conseguir mais lucro;
Não te foques apenas em número de seguidores ou de gostos nas publicações, pois essas estatísticas não têm uma relação direta com o aumento de lucro da tua empresa. O que tem, é a fidelização de certos clientes que gostam do conteúdo, e é nisso em que te deves focar.
Conhece a Tua Futura Audiência
É importante conheceres o teu público mesmo antes de começares as tuas campanhas nas redes sociais. Se ainda não conheceres o tipo de pessoa a quem vais apresentar ações de marketing, então vai ser muito difícil conectares-te com ela.
Um exercício ótimo para chegares ao teu público alvo é a criação de um avatar. Pega num papel e caneta e usa a tua imaginação para criar uma pessoa, que irá ser o teu "tipo de cliente". Não poupes nos detalhes, dá-lhe um nome, idade, objetivos de vida, valores morais e éticos, percebe quais as suas fontes de notícias e informações, pensa nos seus hobbies, medos e fobias.
Perceber quem é a tua audiência é um grane passo para o sucesso.
Escolhe as Tuas Redes Sociais
Há quem aconselhe que deves estar presente em todas as redes sociais que conseguires, mas pessoalmente não acho que isso seja uma boa prática para uma pequena ou média empresa.
O tempo e recursos que vais gastar para estares em todas as plataformas pode ser mais compensado se estiveres em duas ou três que podem realmente fazer a diferença para a tua empresa.
Usa o conhecimento que tens da tua audiência para perceber onde é que elas mais vão quando estão online.
Revê o Teu Desempenho Regularmente
Assim que já estiveres a publicar regularmente nas redes sociais, é crucial perceberes o que está a resultar (e fazeres ainda mais) e o que está a falhar (e tentares mudar de estratégia ou de conteúdo).
Usa o painel de "Analíticas" ou, dependendo da rede social, de "Estatísticas" para avaliar a tua performance e pensar no que deves mudar ou manter nas tuas futuras publicações.
Compara o teu desempenho com o da tua concorrência ou de uma conta que se assemelhe à tua e tenta também identificar o que está a resultar com eles e como podes aplicar nas tuas campanhas. Lembra-te que plágio é diferente de inspiração, por isso nunca copies um post ou publiques nada que não seja teu sem a devida autorização.
Continua a Aprender
Se o teu objetivo é desenvolver a tua empresa ou projeto pessoal nas plataformas digitais, então terás de estar sempre atento a todas as novidades, notícias e modas.
Para isso, aconselhamos-te a acompanhares as nossas redes sociais onde vamos divulgando algumas estratégias e segredos que vão melhorar o teu desempenho. Até podes entrar em contacto connosco para falarmos um pouco, somos bastante sociais :)
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