top of page

Como Adaptar O Seu Negócio À "Nova Realidade"

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Ainda vai levar algum tempo até percebermos o impacto que esta pandemia vai ter na sociedade, mas há precedentes que nos podem dar algumas pistas. Nas passadas crises e recessões, algumas empresas conseguiram encontrar vantagens aumentando o crescimento das suas vendas e a sua margem de lucro antes de juros e imposto de renda.


Crises com estas não produzem apenas mudanças temporárias, também causam algumas duradoras que continuarão com o passar os anos. Podemos ver o exemplo do aceleramento do e-commerce na China em 2003, ano em que o SARS teve o maior número de propagação nesse país. Este acontecimento abriu o caminho para a ascensão do AliExpress e de outros gigantes digitais. Podemos ver que o mesmo aconteceu no ano passado com o aparecimento do COVID-19, que fez crescer ainda mais o mundo das vendas online, dando palco a novos recordes de vendas para grandes empresas de e-commerce como a Amazon, Ebay e outras mais.


Novas Formas De Crescimento

Com esta pandemia deixamos alguns hábitos para trás e adotamos novos que dificilmente irão mudar. Esta é a oportunidade perfeita para reavaliar todos os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece e adaptá-los à "nova realidade". O primeiro passo é olhar para as tendências e perceber como pode conciliá-las ao seu modelo de negócio.


Por exemplo, neste momento a maior tendência que podemos observar é a de permanência nas habitações e por isso várias lojas e restaurantes começaram ou apostaram mais nos serviços e canais digitais como as compras online e take-away.

Fotografia por Norma Mortenson


Reavaliar o Valor Digital

Para descobrir qual é o novo modelo de negócio que a sua empresa deve seguir neste "novo normal", deverá perguntar a si mesmo algumas questões básicas como:

- Como criar e entregar valor para os meus clientes?

- Com quem posso fazer parceria?

- Quem vão ser os meus novos clientes e onde os vou buscar?


Podemos analisar o caso de Ross Putnam, dono de uma cervejaria em Portland, que quando se apercebeu que os seus clientes não podiam sair de casa construiu uma bicicleta e começou a fazer entregas ao domicílio dos pedidos que recebia online.

Com a ajuda de especialistas em mercados digitais é relativamente rápido e fácil de começar uma loja online, serviço de take-away ou até mesmo um sistema de aulas ou treinos em formato de vídeo. Algumas agências de marketing digital até oferecem a primeira sessão de consultoria gratuita, para quem nunca trabalhou com as plataformas digitais ter uma perceção dos custos associados em começar a marcar presença no mundo da internet.


Conclusão

Utilizando uma frase usada por investidores experientes e visivelmente comprovada:

"The trend is your friend"

Ou seja, a tendência é nossa amiga. Depois de perceber qual é a moda do momento a única coisa a fazer é adaptar o nosso modelo de negócio e agarrar as oportunidades que aparecem. A expansão digital veio para ficar e quem não entra neste "comboio" corre o risco de ficar para trás.

 
 
 

Comments


bottom of page