5 Motivos Para Começar a Vender Online
- Guilherme Santa Rita
- 7 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2020
Cada vez mais as empresas portuguesas estão a apostar no mercado digital e em março de 2020 as vendas online no nosso país aumentaram mais de 500%. A pandemia foi a grande impulsionadora deste crescimento e ajudou a florescer muitos negócios, deixando para trás quem não conseguiu adaptar-se ao mundo online.

A Digital Presence surgiu para ajudar as pequenas e médias empresas a entrarem no mundo digital de modo a tornarem-se mais ativas num mercado cada vez mais competitivo. Estudamos cada sector e delineamos estratégias de desenvolvimento para aumentar as vendas através do marketing digital.
"Não precisamos de estar online, já temos bastantes clientes."
Esta é uma frase que muitos empresários têm na cabeça, recusando-se a acreditar na mudança. Ficam aqui alguns argumentos e casos de estudo a desmentir o mito do "online" não ser necessário:
1. As vendas vão aumentar instantaneamente
Mesmo que já tenha uma base de clientes fiéis, pode ser difícil fazer com que eles voltem ou mesmo arranjar novos clientes.
Ter a vertente online na sua empresa pode resolver esse problema muito facilmente. Oferecer aos vossos clientes a conveniência de fazer pedidos e receber sem sair de casa dá-lhes mais motivos para comprar na vossa loja.
Hoje em dia é cada vez mais comum para os consumidores adquirirem bens através de alguns cliques. Muitas pessoas até compram bens nos seus smartphones, o que faz com que seja muito fácil de alcançar estes utilizadores, fazendo com que você consiga converter e reter um novo cliente.
2. O marketing vai ser mais eficaz
Desde 2019 que as campanhas mais eficazes de marketing são feitas na internet. Isto significa que ter um site onde pode ter a opção de vender diretamente pode ser uma grande vantagem. Ao vincular o seu marketing digital ao seu website, faz com que novos clientes continuem a entrar para a sua lista.
Por exemplo, muitas empresas hoje concentram-se no Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de pesquisa). O SEO envolve o uso de páginas e conteúdo da internet para tornar sua empresa mais visível no Google. Se vender peças para automóveis e trabalhar bem o SEO do seu site, vai ser encontrado facilmente nos primeiros resultados do Google quando um potencial cliente pesquisa "peças para carros". Isto é importante, porque ninguém vai à segunda página de resultados do Google.
Vender online também o ajuda com outros métodos de marketing digital. Pode promover produtos nas redes sociais e até criar vídeos e infográficos para alcançar mais pessoas. Além do mais, você pode usar o conteúdo do seu blog para direcionar as pessoas diretamente para as páginas de seus produtos.
3. Vai aumentar a retenção de clientes
Atrair novos clientes é uma excelente estratégia, mas incentivar a repetição de vendas funciona ainda melhor. Uma pesquisa da Bain & Company descobriu que um aumento de 5% na retenção de clientes pode representar um aumento de 75% nos lucros. Os clientes que você impressionou no passado são mais propensos a comprar regularmente e gastar mais dinheiro convosco.
A venda online aumenta a retenção de clientes de várias maneiras. Por um lado, os clientes que se interessarem pelo seu negócio podem navegar pela sua gama completa de produtos ou serviços online. Ofereça-lhes uma forma de ver tudo o que tem para vender e eles ficarão ainda mais atraídos.
Existem várias formas de fazer com que os seus clientes voltem, como permitir que os seus clientes criem contas nas quais podem acumular pontos para recompensas de clientes, criar campanhas de desconto e até oferecer vouchers. Para isto, é essencial uma boa comunicação através de redes sociais e de e-mail marketing, nós podemos ajudar.
4. Pode poupar dinheiro
Mais vendas significam mais dinheiro, mas cortar custos pode ajudar a aumentar ainda mais suas margens de lucro. Vender online pode realmente ajudá-lo a reduzir custos em certas partes do seu negócio para aumentar ainda mais os seus lucros.
Quando apresenta novos produtos numa loja física, geralmente tem que gastar mais com armazenamento, displays, logística e outros aspetos do processo. No entanto, vendê-los online pode economizar dinheiro instantaneamente nessas áreas.
5. Ajuda-o a combater a concorrência
Colocar sua empresa online também pode ajudá-lo a destacar-se e pô-lo à frente da sua concorrência. Qualquer loja que não permitir que os seus clientes comprem na internet será considerado desatualizado. O simples fato de ter uma loja online rápida e fácil de usar tornará instantaneamente as pessoas mais propensas a comprar convosco em vez da sua concorrência.
Vender online também tem suas vantagens quando se trata de convencer os seus clientes de que é o melhor no seu setor. O seu site pode ter informações sobre suas vendas passadas, a qualidade de seus produtos e as razões pelas quais devem comprar os vossos produtos ou serviços. Também pode mostrar avaliações dos seus compradores passados, para que as pessoas saibam que estão a comprar de uma marca de confiança.
Qualquer vantagem que possa obter sobre empresas concorrentes é importante e vender online oferece muitos pontos fortes. Ajuda com o seu marketing, torna-o mais acessível aos seus atuais e potenciais clientes e pode ajudá-lo instantaneamente a alcançar um mercado mais vasto em território nacional e internacional. Em suma, todas as empresa precisam de vender online para ficar à frente da concorrência.
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